Cuidados de rotina para quem toma PrEP

Após o início da PrEP a vigilância é muito importante. Se já estás a fazer PrEP e não fizeste qualquer teste ou consulta médica, consulta o teu médico.


A cada 3-4 meses:

  • Faz um teste de VIH de 4ª geração;

  • Testa as restantes IST;

  • Faz uma pesquisa de proteínas na urina – caso estejam aumentadas será necessário complementar este teste com análises de sangue;

A cada 12 meses:

  • Análises de sangue para testar o valor de creatinina – função renal;

A PrEP é muito eficaz a prevenir o VIH e pode também mudar aquilo que sentes em relação à vida sexual, incluindo a perceção de risco.

A pressão dos amigos ou parceiros sexuais e o uso de álcool ou outras drogas também podem influenciar o nível de risco das relações sexuais. É importante procurares informação ou ajuda em locais nos quais te sintas confortável a falar sobre estas situações. 

Questões de saúde: É importante comunicares ao médico ou enfermeiro assistentes alterações no estado de saúde ou na medicação habitual. Não te esqueças que a PrEP não protege das restantes IST – uma razão para usares preservativo, pelo menos sempre que possível.

A monitorização da função renal consiste num teste sanguíneo para medir o nível de creatinina e um teste de urina para medir a quantidade de proteínas na urina. Isto deve ser feito imediatamente antes de começares a PrEP.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now