Exemplos reais de PrEP intermitente

Se se prevêem relações sexuais na sexta-feira ou no restante fim-de-semana, devem-se tomar 2 comprimidos de PrEP na quinta-feira. Imaginemos que se tomam os 2 comprimidos na quinta-feira às 22h: se a relação sexual ocorrer às 19h de sexta-feira, então deve-se tomar outro comprimido às 22h de sexta-feira e o último às 22h de sábado. Estes tempos são aproximados – a proteção mantém-se se eles variarem em algumas horas, ou mesmo se a toma da primeira dose (a dupla) ocorrer até 2 horas antes da relação sexual.

1. Relações sexuais uma vez por semana:

2. Relações sexuais muitas vezes durante um período de poucos dias:

Tomar a dose dupla (2 comprimidos) entre 24 a 2 horas antes da relação sexual. Se as relações sexuais ocorrerem no sábado e no domingo, devem-se continuar a tomar as doses simples (1 comprimido) no mesmo horário, a cada 24 horas, até se completarem 2 doses após a última relação sexual. No exemplo acima, a última dose seria na segunda-feira às 12h. Se não houve relação sexual no sábado ou no domingo mas ainda é possível que aconteça na segunda-feira, apenas é necessário continuar a tomar a dose simples a cada 24 horas, no domingo e na segunda-feira e depois durante mais 2 dias até perfazer 2 tomas após a última relação sexual, ou seja até quarta-feira. No entanto se se iniciou a PrEP e não houve relação sexual em nenhum destes dias, então pode-se suspender a PrEP imediatamente.

3. Relações sexuais em menos de 7 dias desde a última toma de PrEP:

Se passaram menos de 7 dias desde a última toma de PrEP, então só é necessário começar com 1 comprimido no novo ciclo. Se passaram mais de 7 dias, então deve-se tomar a dose dupla (2 comprimidos) logo no início.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now